• Imagem 01
  • Imagem 02
  • Imagem 03
  • Imagem 04
  • Imagem 05
  • Imagem 06
  • Imagem 07
  • Imagem 08

Governo de PE

Site do Governo do Estado de Pernambuco divulga o

IX CineCreed - Universidade Católica de Pernambuco

Guia Kinoforum

A Associação Cultural Kinoforum Divulga em seu Guia de Festivais Audiovisuais o

IX CineCreed - Universidade Católica de Pernambuco

 

VI CineCreed – Cineasta Sandra Ribeiro
Cultura, ressocialização, geração de renda, solidariedade e entretenimento

VÍDEOS

FOTOS



É com muito orgulho que pelo sexto ano consecutivo o Programa Exibição de Cinema Social (PRECISO) transformou a unidade prisional Centro de Reeducação da Polícia Militar de Pernambuco numa grande sala de cinema nacional.
Nas três noites do último final de semana de novembro a programação contemplou trinta e três curtas-metragens oriundos de 22 estados brasileiros. 

Todas as regiões do país foram representadas por mais de 60 cidades: de Castanhal no Pará à cidade de Bagé no Rio Grande do Sul. De João Pessoa na Paraíba à cidade de Rio Branco no Acre.

O PRECISO tem conseguido realizar esse trabalho com a colaboração de empresas, instituições e pessoas.

Este ano o Programa Exibição de Cinema Social homenageou a premiada cineasta Sandra Ribeiro, pernambucana, jornalista, produtora de cinema, TV e vídeo, diretora de comerciais, professora e coordenadora da Aurora Filmes – Academia de Formação Audiovisual. 

O VI CineCreed – Cineasta Sandra Ribeiro é contribuição ao processo de ressocialização desenvolvido pelo Programa Reconstruindo a Cidadania deste Centro de Reeducação da Polícia Militar de Pernambuco.

O evento além da exibição de filmes teve em sua programação a 1ª Oficina de Fotografia do CREED realizada com o apoio da Brenge Engenharia LTDA. 
Ela visou despertar a percepção do espaço prisional, contribuir com a sensação de pertencimento a partir da capacidade de valorizar, criticar e modificar tudo o que é inerente à estrutura disponível para a ressocialização.
O resultado desta oficina foi a exposição de 20 fotos que dividiu espaço com os quadros do Soldado PM Aguinaldo, artista do CREED.

Os filmes do VI CineCreed – Cineasta Sandra Ribeiro além do lúdico, da poesia, da arte, resgataram a história contemporânea brasileira. 

Eles denunciaram o Golpe civil-militar de 1964, o desrespeito aos direitos humanos, a violência contra a mulher e contra o índio; deram vozes aos protestos que invadiram o Brasil em 2013; evidenciaram as doenças mentais que assolam a nossa sociedade, discutiram a sexualidade; teceram críticas à atuação policial...

A Mostra Competitiva Brasil teve como vencedor o curta "PM - Policial Mágico". Também conquistado por voto popular, o curta "Salu e o Cavalo" venceu a Mostra Competitiva Nordeste .

Eles receberão respectivamente o Prêmio Officina Design e o Prêmio Associação de Familiares e Amigos de Libertos, Egressos e Presos de Pernambuco (AFALEP-PE), cada um no valor de R$ 1.000,00 (hum mil reais). 
Além das duas Mostras Competitivas, o evento teve em sua programação a Mostra de Filmes Convidados 
Na sexta foi exibido o filme ARMORIALMA - de nossa homenageada Cineasta Sandra Ribeiro. O curta-metragem resgata a essência do Movimento Armorial e os questionamentos feitos à intervenção cultural americana e europeia que o Brasil sofria no início da década de 1970. 
No sábado, foi exibido o documentário CORONÉIS, filme de Francisco Pires que evidencia as opiniões, as emoções e os sentimentos de SETE coronéis da Polícia Militar de Pernambuco acerca de aspectos ligados à segurança pública e à vida pessoal.
No domingo, o filme que encerrou o VI CineCreed – Cineasta Sandra Ribeiro foi exibido o "Lua Nova do Penar" dirigido por Leila Jinkings, documentário sobre Hiram de Lima Pereira, jornalista, ator, poeta, membro do Partido Comunista, desaparecido político desde 1975. Essa exibição foi uma oportunidade para o PRECISO 
reafirmar alguns princípios de sua atuação: opção pelos excluídos, Estado de direito e DEMOCRACIA.
Foi momento de muita satisfação pois propiciou ambiente onde as diferentes vozes e momentos da sociedade puderam se encontrar...particularmente porque num presídio, em especial, porque num presídio militar.

O VI CineCreed – Cineasta Sandra Ribeiro além de fotografia e cinema foi geração de renda extra e solidariedade porque nos três dias do evento a comunidade e familiares de reeducandos puderam instalar gratuitamente quiosques para a venda de lanche e também porque recolheu gêneros alimentícios para doar a entidades assistenciais de Abreu e Lima. 

  

 
Cineasta Sandra Ribeiro
 
 
Capitão Mafra – Diretor-Adjunto do CREED

https://www.youtube.com/watch?v=3dHfBjPySds

Leila Jinkings/Lua Nova do Penar

https://www.youtube.com/watch?v=s598_sopbqs

Reeducando Sd PM Douglas

https://www.youtube.com/watch?v=ydKeSlbwl3I

Zacarias Andrade – Líder Comunitário CAETÉS I



VI CineCreed – Cineasta Sandra Ribeiro
Cultura, ressocialização, geração de renda, solidariedade e entretenimento

Circuito FUNASE

Francisco Pires, Coordenador do PRECISO se encontra na presidência da FUNASE com Normando Albuquerque, Nadja Alencar Vidal e Iris Borges durante as tratativas para a realização do Circuito FUNASE do IX CineCreed - Universidade Católica de Pernambuco.

Reunião Cmt Geral PMPE

Francisco Pires e Batista Neto, realizadores do IX CineCreed - Universidade Católica de Pernambuco, durante a entrega do banner que divulga as inscrições do evento ao Comandante Geral da PMPE, Coronel PM Vanildo Maranhão(ao centro), na presença de Oficiais do Centro de Reeducação da PM (CREED).

IX CineCreed e Olinda

Programa Exibição de Cinema Social (PRECISO) e Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Cultura de Olinda firmaram compromisso com a realização do evento.

IX CineCreed - Almir Guilhermino

IX CineCreed - Alexandre Figuerôa

IX CineCreed - Reeducandos

IX CineCreed - Apresentação