• Imagem 01
  • Imagem 02
  • Imagem 03
  • Imagem 04
  • Imagem 05
  • Imagem 06
  • Imagem 07
  • Imagem 08

O Mostra jovem Cinema.com, exibição de filmes digitais de curta duração, contribuição voluntária dos Capitães PM Pires e Damasceno, ambos do CREED, ao Programa Reconstruindo a Cidadania, transformou o salão de eventos do Centro de Reeducação da PMPE em sala de cinema na tarde do dia 20 de novembro de 2010. A Mostra aconteceu em dia de visita extraordinária concedida pelo diretor do CREED, Tenente Coronel PM Oliveira, prova de seu compromisso de promover bem estar social à família reeducanda. Entretenimento inicialmente idealizado apenas para os reeducandos, seus familiares e amigos, foi ampliado para o acesso de escolas circunvizinhas à unidade prisional militar face à possibilidade de prática pedagógica aos trabalhadores em educação. Foram duas horas e meia de exibição gratuita de documentários, filmes de ficção e de animação, cedidos por realizadores do audiovisual de Pernambuco, Distrito Federal, Minas Gerais e São Paulo, através da Aurora filmesAcademia de Formação Audiovisual, da Massangana Multimídia Produções/FUNDAJ, da Melies - Escola de Cinema, 3D e animação/SP, da WSP-Brasil e diversos realizadores de cinema brasileiro.

Programação


Quando a maré encher

(CONCURSO DE ROTEIROS PARA DOCUMENTÁRIOS RUCKER VIEIRA/FUNDAJ-PE)

Duração: 31’

Ano de Produção: 2006

Gênero: documentário

Direção: Direção de Fotografia, Roteiro, Montagem e Edição: Oscar Malta (PE)

Sinopse: O cotidiano dos pescadores urbanos do Recife. A criatividade, a sabedoria, o bom humor e o pensamento daqueles que têm o seu sustento diariamente definido pela maré.

O ninho

(Melies Escola de Cinema, 3D e animação/SP)

Direção: Edson Mito

Duração: 3’05”

Gênero: animação

Sinopse: Ao fazer uma reforma em seu ninho, uma cegonha macho acidentalmente derruba um dos ovos de sua companheira.

Ohm


(Melies Escola de Cinema, 3D e animação/SP)

Direção: Mendel Reis

Duração: 2’25”

Gênero: animação

Sinopse: O resultado de uma levitação excessiva

Frio na Barriga


(Melies Escola de Cinema, 3D e animação/SP)

Direção: Paulo de Tarso

Duração: 4’

Gênero: animação

Sinopse: a lata da cerveja será reciclada

O Jumento do Lua Estrela


Duração: 16’10”

Ano de Produção: 2007

Gênero: ficção/drama

Direção: Wildes Sampaio/PE

Sinopse: Lua Estrela é um menino que sonha ser um famoso sanfoneiro. Ao completar 10 anos se decepciona com o pai quando ganha, ao invés da tão sonhada sanfona, um jumento.

Rua das Tulipas


Direção: Alê Camargo/DF

Duração: 10’18”

Gênero: animação

Sinopse: Um grande inventor acostumado a criar soluções para todos os moradores de sua rua, a Rua das Tulipas, após ver a felicidade de todos seus vizinhos, descobre que ainda faltava a felicidade de uma pessoa.

Loteria


(Melies Escola de Cinema, 3D e animação/SP)

Direção: Eric viana

Duração: 2’17”

Gênero: animação

Sinopse: É a história de um homem que acabou de ganhar na loteria e está feliz da vida. Mas de repente a morte surge para levá-lo. Então ele que está milionário decide fugir dela.

Perna pra voar


(Melies Escola de Cinema, 3D e animação/SP)

Direção: Ioná Dourado

Duração: 3’

Gênero: animação

Sinopse: Baseado na lenda do capoeirista Besouro Mangangá, que tinha fama de defender negros perseguidos em sua cidade na Bahia.

Contato mais que imediato


(Melies Escola de Cinema, 3D e animação/SP)

Direção: Ricardo Yuki Suzuki

Duração:2’45”

Gênero: animação

A Menina do Algodão


Duração: 8’

Ano de Produção: 2002

Gênero: Documentário, Ficção

Direção: Daniel Bandeira e Kleber Mendonça Filho/PE

Sinopse: A lenda da garotinha morta que aterrorizou crianças nas escolas do Recife, nos anos 70. O Porta Curtas oferece a versão definitiva "dos diretores", remontado em 2003 para o formato filme 35mm.

João de Barro


Duração: 15’32”

Ano de Produção: 2007

Gênero: ficção/drama

Direção: Wildes Sampaio/PE

Sinopse: Duas casas de proporções tão diferentes guardam enormes semelhanças. O instinto de levantar vôo é compartilhado por dois pequenos Joãos. Um deles é um menino de oito anos que mora com sua família numa humilde casa de taipa.

Calvino


(Melies Escola de Cinema, 3D e animação/SP)

Direção: Alan Fujito

Duração: 3’25”

Gênero: animação

O Entregador de Pizza


(Melies Escola de Cinema, 3D e animação/SP)

Direção: Hederson Marques

Duração: 3’15”

Gênero: animação

Sinopse: O entregador de pizza Romério odeia sua profissão, pois ele é um artista, um certo dia sai para fazer entregas, sua bike passa num buraco e entorta o pneu. Por coincidência ele cai na frente de um lixo. Então ele avista um pogobol e tem a brilhante ideia de fazer a entrega pulando com o tal brinquedo. Assim feito ele chega no destino pulando, quando ele avista o cliente, um gordão de 3 metros de Altura, que olha com cara de mal.

O Espetáculo não pode parar


(Projeto Experimental de Cinema Digital da Aurora Filmes/PE)

Duração: 7’40”

Ano de Produção: 2009

Gênero: drama

Direção: Andrea Santos, Luiz França, Jonatas Lima,Samuel Alves

Sinopse: Durante a enfermidade do filho, o palhaço trabalha. O palhaço peteca mora com o seu filho, em uma tenda que é dividida com os outros artistas do circo. Descobre que o menino de oito anos está entre a vida e a morte. Ele faz tudo para salvar seu filho, antes que o espetáculo comece.

A Ilha


Duração: 9’

Ano de Produção: 2008

Gênero: animação

Direção: Alê Camargo/DF

Sinopse: Um rapaz preso numa ilha. Ação, mistério e muito tchá-tchá-tchá.

Prêmios: Melhor Curta no Brazilian Film Festival of Vancouver 2009, Melhor Curta Digital no Cine PE 2009, Prêmio Especial da Crítica no Cine PE 2009, Melhor Animação em Vídeo no FAM - Florianópolis 2009.

O Vento


Duração: 8’40”

Ano de Produção: 2004

Gênero: animação

Direção: Sávio Leite/MG

Sinopse: Em um tradicional bairro de Belo Horizonte, o vento vai passando e atrapalhando a vida dos moradores até o momento em que ele resolve aprontar com o sacristão.

Melhor Animação no Cine PE 2005, Finalista no Grande Prêmio TAM do Cinema Brasileiro 2005.

Bob mosca


(Melies Escola de Cinema, 3D e animação/SP)

Direção: Davi Corbalan

Duração: 3’10”

Sinopse: Bob é um carinha muito tranquilo, gosta de passear, voando pelas cozinhas de todo o Brasil a procura de restos para degustar. Quando está em mais um de seus passeios, ele vê algo definitivamente sedutor, um delicioso bolo de chocolate! Porém para chegar até ele, Bob Mosca deve travar uma batalha contra o guardião do bolo, um inimigo mortalmente mortal. Conseguirá Bob vencê-lo?

Epílogo


(Melies Escola de Cinema, 3D e animação/SP)

Direção: Edgar Yagui

Duração: 4’

Sinopse: Gustavo deixa de ir à escola todos os dias para ajudar sua família vendendo balas num cruzamento quando, um dia, pelo reflexo da janela do carro ele vê outro menino muito entretido com um livro sentado num banco de uma praça. Gustavo deixa de vender e vai ver que livro este que o outro menino esta lendo tão concentrado. Chega por traz do banco da praça e lenta e silenciosamente espia por cima do ombro do outro menino, que ao perceber, tenta de todas as maneiras impedir que Gustavo leia o livro. Os dois meninos travam uma batalha pelo livro que ira mudar suas vidas para sempre

Aprendiz


(Melies Escola de Cinema, 3D e animação/SP)

Direção: Marcio Kakuno

Duração: 2’10”

Gênero: animação

Pum


Prêmios: Melies Escola de Cinema, 3D e animação/SP

Direção: Thiago Souto

Duração: 4’

Sinopse:Essa é a história de Pedrinho, um menino muito alegre e que por um pequeno problema não consegue fazer amigos. Pior, ele é sempre o motivo das risadas. Será que ele algum dia terá um amiguinho de verdade?

Vinil Verde


Duração: 16’20” min

Ano de Produção: 2004

Gênero: Ficção

Direção: Kleber Mendonça Filho/PE

Sinopse: Mãe dá a Filha uma caixa cheia de velhos disquinhos coloridos. A menina pode ouvi-los, exceto o vinil verde.

Prêmios: Prêmio Crítica, Melhor direção, Melhor Montagem no Festival de Brasília 2004, Menção Honrosa ABD&C no Festival Internacional de Curtas de São Paulo 2004, Os 10 Mais - Escolha do Público no Festival Internacional de Curtas de São Paulo 2004, Prêmio Cachaça Cinema Clube no Festival Internacional de Curtas de São Paulo 2004.